terça-feira, 2 de agosto de 2011

TOCA JOHNNY CASH! TOCA FOLSOM!

Hoje em dia, em um show puramente rockabilly/psychobilly ou qualquer show zé-bunda metido a rocker em balada de boy, você vai ouvir alguém gritando: "Toca Johnny Cash!". Já está quase igual ao antigo bordão "toca Raul!". Aí nessa hora, você tem que ter uma música do Johnny Cash para tirar da manga e agradar os wannabes (lógico que vai agradar aos veteranos também). 
Depois do filme "Walk The Line" (no Brasil, o nome ficou com cara de dupla sertaneja: "Johnny & June"), todos conhecem e amam Johnny Cash desde o berço. Góticos, modernos, alternativos... todos!


Então, é praxe toda banda ter uma música do velho Jay Cash ensaiada e essa música, quase invariavelmente será "Folsom Prison Blues". Não é para ter dúvida, "Folsom" sempre vai agradar a todos, afinal é a música mais executada e mais conhecida de Beverly Maher e Gordon Jerkins... Beverly WHAT? Gordon WHO?
Pois é, como o rockabilly e o rock´n roll são as grandes pegadinhas do malandro, "Folsom Prison Blues" é mais uma música que não é do Johnny Cash, assim como "Hurt" e outras grandes e maravilhosas interpretações e versões que ele fez de alguns hits, ao longo da vida. 
Segue abaixo a versão original, de 1953, quando ainda se chamava "Crescent City Blues". Johnny Cash só a gravou como "Folsom Prison Blues" em 1955, pela Sun Recs.



3 comments:

Rocker disse...

haha, ótimo, quase ninguém conhece a versão original... ótimo post gio... abraço

Aline Lacroc disse...

Caraca q manero!!! adorei conhecer esta outra versão.. mesmo q sejam wannabes, pelo menos o som de cash não morreu e está voltando a ter o devido reconhecimento.. quanto mais cash melhor!! ^^
adorei o post!

Alex Assunção Lamounier disse...

Isso era muito mesmo comum. Apropriações de trechos e complementações! Claro que não tira o valor do grande Cash. Essa versão era desconhecida pra mim também! Parabéns pela pesquisa e texto Gio! Grande! Um abraço!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger