sexta-feira, 22 de julho de 2011

AL PACINO na pele de PHIL SPECTOR

AL PACINO está encarnando o produtor musical PHIL SPECTOR em uma produção para a TV HBO.
Você compra todas as coletâneas piratas de músicas Sixties em posto de gasolina e não sabe quem é Phil Spector? Que falha cultural sua! CDs originais têm encartes justamente para isso, para saber quem fez o que...  Mas Mafia Rocker está aqui para ajudá-lo, ya lazy bastard...

Nascido no Bronx (assim como Al Pacino), PHIL SPECTOR teve uma carreira gloriosa como um dos grandes produtores do "rhythm and blues" e "doo wop", lançando principalmente "race music" com vocais femininos. Porém, foi engolido pela fama e hoje cumpre uma pena de 19 anos por homicídio. Começou sua carreira com a banda Teddy Bears, que alcançou grnade sucesso no Billboard com a música "To Know Him is To Love Him" (1959). Logo, se tornou produtor e montou a gravadora PHILES RECORDS, que lançou grandes masterpieces de bandas como The Ronettes, Ike e Tina Turner, The Crystals (R&B), Curtis Lee, Gene Pitney, Righteous Brothers, Ray Peterson (doo wop), além de Connie Francis, Leonard Cohen, Beatles ("Let it Be) e um dos plays que mais gosto do Ramones "End of The Century".

Como produtor musical, nos anos 60 desenvolveu a técnica de gravação conhecida como "Wall of Sound", e "criou um som denso, em camadas, e reverberantes que reproduziam bem em rádio AM e jukeboxes, populares na época. Ele criou este som por ter um número de guitarristas elétricos e acústicos para executar as mesmas partes em uníssono, acrescentando arranjos musicais para grandes grupos de músicos até o tamanho das orquestras e, em seguida, gravando o som usando uma câmara de eco." (colei do Wikipedia, pois não sou técnico de som). Curiosidade que aprendi no Wiki: o grupo musical de fundo da gravadora de Phil Spector se chamava "The Wrecking Crew".

Em franca decadência espiritual, em 2003, Phil Spector levou para sua mansão uma garota que havia conhecido em uma boate e, curiosamente, no dia seguinte ela apareceu morta com um tiro. O motorista de Phil Spector disse que, ao encontrar o corpo e Phil Spector ainda cambaleante com a arma nas mãos, ele disse "acho que matei alguém". Versões no julgamento apontam que a morte teria resultado de uma brincadeira da própria vítima com a arma de Spector. A tese não vingou, e Spector foi condenado a 19 nos de cadeia. O filme que está sendo produzido, além de biográfico, pretende mostrar as dúvidas decorrentes do julgamento de Phil Spector.


SONGFACTS: Phil Spector produziu as primeiras versões de duas músicas que estouraram na voz de outros cantores "Corrina, Corrina" (Ray Petterson, depois regravada por Bob Dylan) e "Shake It Up, Baby" (The Top Notes, depois renomeada "Twist And Shout" e regravada por todo mundo). 








0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger