quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O SÍMBOLO DA MICHELIN

Depois da visita no final de semana passado à oficina LUCKY FRIENDS, lembrei-me da curiosa Kustomização que fizeram em um daqueles famosos bonecos da empresa MICHELIN de pneus. O boneco que parece um marshmellow se transformou numa divertida versão chicana, com direito a tapete mexicano, sombrero e bigodones, e foi decorar o bar da oficina.  
Aí me atiçou a curiosidade, hoje tão fácil de resolver pela internet. Minha vida inteira, de dentro da boléia do caminhão de meu pai, eu vi esse boneco por todo o país e sempre me perguntei: QUE RAIOS SIGNIFICA ESSE BONECO? Para quem tinha a mesma curiosidade que eu, está aí a história do surgimento do branquelo bonachão:

O Bib, Símbolo da Michelin


BibO Bib, um dos personagens publicitários mais famosos do mundo, como a maioria das boas idéias, nasceu ao acaso. Mais de 100 anos depois Bibendum está presente em campanhas, adesivos e até mesmo nos próprios pneus que a Michelin produz. Seu bom humor, sua forma inusitada e sua origem são tão curiosas que motivaram artistas, jornalistas e até colecionadores no mundo inteiro. No ano 2000, ele foi eleito pelo jornal Financial Times e pela revista Report On Business, o melhor logotipo do mundo. Conheça agora um pouco de sua história.



O Surgimento


BibBib surge aos poucos, como uma idéia que vai tomando forma nos primeiros momentos da vida da Michelin. Em fevereiro de 1893, por exemplo, André Michelin faz uma palestra sobre as vantagens do pneu na Conferência da Sociedade dos Engenheiros Civis. Neste momento ele pronuncia uma frase que entrará para a história da indústria e inspirará o nome do personagem, anos depois: "O pneu bebe o obstáculo".

Um ano depois, na Exposição Universal e Colonial de Lyon, Edouard Michelin vê duas altas pilhas de pneus que decoravam a entrada. Na hora, fala com seu irmão André: "Com dois braços e duas pernas, vira um boneco!".

Em 1897, ao ver em meio a alguns esboços do desenhista O' Galop, um de um homem gordo levantando sua caneca de cerveja, sob a frase latina "Nunc est bibendum" ("Está na hora de beber"), rapidamente lhe vem a memória sua fórmula: "o pneu bebe o obstáculo". Associando o gordo bebedor à imagem sugerida pela pilha de pneus em Lyon, ele encomenda um cartaz ao artista.

Em 1898, O' Galop apresenta a primeira prova de um personagem imponente, formado de pneus, atrás de uma mesa. Ele segura uma taça cheia de cacos de vidro e pregos, dizendo, no momento de um brinde: " Nunc est bibendum". Na época, ele lembra os donos de automóveis de então: anel de brasão, charuto, uma inegável corpulência e óculos antigos inspirados em André Michelin.

O verdadeiro batismo do Bib ocorre alguns meses mais tarde, durante a corrida Paris - Amsterdã - Paris. Ao ver passar André Michelin, o piloto Théry exclama: "Olha lá o Bibendum!" Hoje, passados mais de 100 anos, o Bib continua representando a Michelin, com seu carisma e bom humor. Sem dúvida, uma história que está apenas começando.

0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger