Um amigo me deu, há alguns meses, um livreto "educativo" do DENATRAN, que ele recebeu em um comando policial na beira da estrada. O assunto específico era o "MOTOCICLISTA" e foi escrito no sistema de perguntas e resposta, como um FAQ impresso. Folheei, mas não dei muita atenção, por que geralmente é aquele velho blablabla proibitivo.
Esta semana resolvi dar uma atenção melhor ao livreto e achei um tópico bastante interessante, para quem curte as motos antigas e a Kustom Kulture. Vou transcrever e cada um vê se realmente tem importância.
TENHO UM CAPACETE EM EXCELENTE ESTADO, PORÉM,
NÃO TEM O SELO DO INMETRO. TEREI QUE JOGÁ-LO FORA?
Não. Somente os capacetes fabricados a partir de agosto de 2007 precisam ter o selo holográfico do Inmetro ou a etiqueta com a norma 7471. Assim, se o seu capacete foi fabricado antes de agosto de 2007, você está desobrigado de tal exigência.
Mas, atenção: o uso dos adesivos retrorrefletivos é obrigatório. E tem mais: os capacetes importados podem ser usados, desde que tenham homologação do Inmetro ou do órgão internacional por ele reconhecido.
Minha dúvida: isso não se aplica a capacetes que fogem às regras de segurança do Inmetro, certamente, como os coquinho. Mas será que se aplica aos capacetes 3/4 ou àqueles estilo alemão que existiam antes com mais freqüência?
QUEM TIVER A RESPOTA, MANDA AÍ!
0 comments:
Postar um comentário