segunda-feira, 26 de março de 2012

Larry Stevenson, pai do skateboard moderno, faleceu ontem

Não manjo nada de skate, mas reconheço a grande influência do esporte na contracultura, por isso vou arriscar umas linhas nessa homenagem a Larry Stevenson, que é considerado o pai do skateboard moderno. Amanhã vou postar dois documentários sobre a história do skateboarding:




Do meio ao final da década de 1950, Stevenson tornou-se um salva-vidas da praia de Venice, em Los Angeles. Enquanto estava sentado, assistindo aos surfistas, ele percebeu que andavam em skates brutos, em nos fundos dos parques de estacionamento na praia. Isto acontecia especialmente quando não havia ondas. Stevenson, ao visitar o Havaí em rota para a Coréia, durante a guerra (começo dos anos 50), conheceu uma grande praia surf chamada "Makaha". Após muitos anos, ele se lembrou do quanto gostou da praia no Havaí, mas também o quanto amou o nome Makaha. Após um curto período de tempo, Stevenson criou a Makaha Skateboards. Ele é conhecido como sendo o homem que fez o primeiro skate de alta qualidade. Ele patenteou o shape kicktail em 1969, teve a primeira equipe de skate em 1963 e realizou o primeiro concurso de skate em 1963. Stevenson também escreveu na revista Surfguide durante os anos 60, e na revista Poweredge skate durante os anos 80 e 90. (traduzido livremente do Wikipedia)

O vídeo a seguir é da equipe de skate MAKAHA, em 1965. Percebam que o modelo dos skates era plano, hoje em dia chamado de "shark" ou "old school", pois Stevenson ainda não havia inventado o kicktail (que é aquela curva que favorece as manobras na parte traseira do skate), patenteado apenas em 1969. Hoje o shape mais comum ´o "double kicktail", ou seja, com curvaturas no shape nas duas extremidades. O narrador ainda associa, naquela época, o skateboard ao surf. Embora as duas modalidades esportivas hoje tenham pouca identificação, naquela época as manobras de skate eram inspiradas nas manobras do surf, reconhecendo-se no vídeo posturas adotadas no longboarding. 


VEJA MAIS EM MAKAHA SKATEBOARDS

0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger