terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MOTOCICLISMO - A LIBERDADE PASSA PELA POLÍTICA

O deputado estadual Jooji Hato (PMDB) já vem há muito tempo apresentando propostas esdrúxulas contra os motociclistas, que vão desde a adoção de coletes refletivos, capacetes com a placa da moto, até restrição da garupa nos veículos de duas rodas. 

Em 2000, como vereador na Capital, apresentou esse projeto ridículo, que foi vetado em 2004 pela então prefeita Marta Suplicy (PT). O argumento do veto era evidente: só o governo federal tem poder para decidir quantas pessoas podem andar em um veículo. Ou seja, legislar sobre trânsito é competência federal.

Em 2011, já eleito deputado estadual apesar de sua fraca atuação como vereador, voltou a apresentar o mesmo projeto, em esfera estadual. A idéia era que os coletes e capacetes de gari fossem obrigatórios no Estado e a proibição da garupa ocorresse nos dias úteis nas cidades com mais de um milhão de habitantes (SP, Guarulhos, Campinas). Em dezembro de 2011, o projeto de lei aprovado pelos pares do inimigo do motociclismo foi submetido à sanção do governador Alckmin (PSDB), que vetou a proposta absurda. O argumento: a legislação de trânsito é um assunto de responsabilidade do Governo Federal.

Minha antipatia pelo PSDB é notória, mas devo assumir que foi muito sensata a maneira como Alckmin lidou com a situação, uma vez que teria que ir de encontro com a maioria da Assembléia Legislativa, que aprovou o projeto de lei estadual 485/11. “Não se pode punir o trabalhador que usa a motocicleta diariamente para o trabalho, para a família. E não é punindo o meio de transporte que se combate o crime”, justificou o governador. Com o veto, manifestou-se à imprensa durante o ato de entrega de 320 novas motocicletas à ROCAM e CHOQUE, nos modelos Honda XRE 300 e Transalp 700. Serão “trezentas pra Rocam, 20 pro Choque e mais 314 em janeiro. Então, 634 motocicletas a mais e o reforço na Rocam, que é um policiamento muito ágil, especialmente nas grandes cidades”, declarou Alckmin.

Com essa saída de mestre ensaboado, Alckmin agradou aos motociclistas do Estado. Considerando os últimos números da ABRACICLO, a frota estadual de motocicletas em 2011 superou os quatro milhões de veículos e, segundo dados oficiais, a frota municipal somente da capital é de 850 mil motos. Não dava para desprezar esse eleitorado, lembrando que já houve em 2008, na capital, uma grande manifestação de motoboys que paralisou a maior metrópole da América Latina. Além disso, adquirindo para o policiamento quase mil motocicletas da gigantesca Honda (320 em dezembro, 634 em janeiro), agradou a comunidade nipônica que dá suporte a Jooji Hato e amansou os ânimos dos populares que apoiavam a lei por questões de segurança pública.

A maioria dos leitores vai achar esse assunto desinteressante por envolver política, mas esse é um assunto que DEVE SER PAUTA, já que o tema do blog é kustom kulture. Por isso coloquei as gostosas de motocicleta para desviar sua atenção - ia ser péssimo pros negócios por a cara do Jooji Hato ou do Alckmin aqui. Realmente, gostosas são legais, políticos não (uns diriam, generalizando: as putas são legais, os filhos não - não vou concordar pois estou envolvido nisso rsrsrs).

Essa questão foi uma celeuma em todos os sites e blogs de motocicletas. Alguns desavisados continuam até agora divulgando correntes de e-mail e facebook contra o projeto de lei, em saber que já foi vetado. Os sites “melhor informados”, porém, se deram por satisfeitos com o veto e deixaram o assunto de lado, como se a batalha estivesse vencida. NÃO ESTÁ!

O deputado Jooji Hato está inconformado com a decisão e, segundo a imprensa, será a prioridade de sua agenda, neste ano, obter o apoio dos 48 deputados necessários para derrubar o veto na Assembléia Legislativa. Se ele conseguir, toda a população de motociclistas de São Paulo terá que engolir esse projeto ridículo e o Sr. Bom Moço Alckmin poderá lavar as mãos tranquilamente. Ou vocês acham que ELE SE IMPORTA com vocês? Ele, que só anda de blindado e nem desceu na cracolândia, não está nem aí...

Percebam que descrevi toda a trajetória do projeto de lei, pois há quase DOZE ANOS ele está sendo regurgitado pelo deputado Jooji Hato como uma “cruzada moral”. Nós, quatro milhões de motociclistas/eleitores, nunca fizemos NADA para bloquear a proposta absurda. Como bem escreveu o repórter Franz Dimitrov no Observadorpolítico.org.br: “Fica a pergunta: Jooji Hato usa o projeto para ganhar holofotes na mídia com a anuência de seus pares ou as comissões de constituição e justiça das Casas dormem no ponto?”

A dúvida é cruel, porque nas duas vezes, como vereador e como deputado estadual, o projeto de lei foi aprovado pelas casas legislativas e vetado pelos chefes do Poder Executivo. As comissões de análise da câmara dos vereadores da capital e da assembléia de deputados estaduais NÃO PERCEBERAM que a lei é inconstitucional e, mesmo que não o fosse, atingem e oneram a população ordeira com a justificativa de combater a marginalidade? Será que os bandidos vão deixar de sê-los porque não tem um coletinho? Vão parar de andar armados ou de garupa para os assaltos?

Por fim, resta informar aos parceiros sorocabanos (e que fiquem alertas os de outras cidades) que essa cobra mal-matada pode envenenar sua cidade antes de todos. No dia 13 de janeiro, o vereador Coronel Rozendo de Oliveira propôs na Câmara Municipal de Sorocaba o Projeto de Lei que obriga o motociclista a usar jaqueta ou colete de segurança com no mínimo três faixas refletivas. O vestuário deverá ter estampada, na frente e atrás, a placa de identificação do veículo, com 25 centímetros de altura e 35 centímetros de comprimento, à altura do peito do condutor, com letras e números visíveis. E se não for o dono do veículo, o condutor deverá portar autorização para conduzir veículo de terceiro. Já as empresas prestadoras de serviços com motocicletas deverão fornecer o equipamento aos condutores. (FONTE NO SITE DO VEREADOR)

Não achei o projeto no site do vereador nem no da Câmara, pois queria saber quais seriam as multas para quem desrespeitar a regra e como seria a fiscalização dos motociclistas com placas/CNH de outras cidades (caso a proposta seja aprovada). No projeto estadual, a multa seria de R$ 130. 

Já me manifestei hoje no site do edil, nos seguintes termos: “Esse projeto, smj, é inconstitucional, pois não é da competência municipal legislar sobre as regras de trânsito. Esse assunto já foi tratado à exaustão no veto do Governador Alckmin à proposta inconcebível do Deputado Jooji Hato. Para que desperdiçar tempo da câmara com um projeto inviável? Sou de Salto, cidade vizinha, mas pelo menos uma vez por mês vou a Sorocaba de moto e, sinceramente, sua lei municipal não pode me obrigar a usar colete na cidade em que se propôs lei tão descabida... Por que o Sr. não obriga os criminosos a usarem um colete escrito BANDIDO nas costas e na frente, em material refletivo? Por que não pede aumento do policiamento com motocicletas? Por que não aumenta as blitze nos locais de maior criminalidade? Deixe o cidadão honesto em paz e, de preferência, sem despesa e sem roupa de BOZO.”

CONCLUINDO: 

Os motociclistas se mostram muito bons para se unir para fazer churrasco, mas ainda são fracos para defenderem suas liberdades e direitos. Sei de motoclubes pequenos e grandes que uniram seus membros para eleger vereadores e deputados e, portanto, são uma categoria representativa. Da mesma forma, as associações de motoboys que pararam São Paulo. 


Não adianta nada vocês ficarem fazendo mimimi no facebook. Gostaria MESMO que esses motoclubes e associações agora se unissem para mandar manifestos aos deputados e vereadores INFORMANDO que esses políticos – caso apóiem as medidas contra motociclistas – não contarão com o apoio das categorias nas próximas eleições, principalmente na região de Sorocaba! Eu já me considero 1%er mas você que gosta de andar em paz, vai ter que aprender a viver politicamente até sobre duas rodas...



Gio Perro Loco – WWW.MAFIAROCKER.COM


Neste link, estão os emails de todos os deputados estaduais FALE COM SEU DEPUTADO

Neste link, estão todos os vereadores de Sorocaba e, nos perfis, os respectivos e-mails FALE COM SEU VEREADOR.

E se há vereadores do PMDB e do PV em sua cidade, é bom mandar uma mensagem preventiva para não seguirem os projetos do Jooji Hato e do Coronel Rozendo. Se você e seu MC apoiaram algum vereador ou deputado, também não custa alertá-los, pois este vai ser mais um ano de tapinha nas costas e ferro na bunda.

0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger