sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

OS BATUTINHAS (ou PEQUENOS PATIFES)


Ontem assisti alguns episódios dos Batutinhas (The Little Rascals ou Our Gang), seriado criado a partir dos anos 20 com personagens infantis travessos. 

Embora o wikipedia afirme ser um seriado vanguardista, por colocar crianças de todas as raças e classes sociais em situação de igualdade, percebem-se muitas piadas preconceituosas (mas que são a cara dos anos 20 a 40). Wikipedia: "Our Gang notably put boys, girls, whites and blacks together in a group as equals, something that "broke new ground," according to film historian Leonard Maltin.[1]Such a thing had never been done before in cinema but has since been repeated after the success of Our Gang." 

Spanky, através de uma "lâmpada mágica", "transforma" seu colega Cotton em um macaco. 

Na verdade, o seriado traduz muitos estereótipos das comunidades de subúrbio norte-americana. Questões de classe social são comuns, como os jovens pobres furtarem o que desejam (doces, especialmente), serem discriminados por vizinhos ricos. Em alguns episódios, personagens como Scottie desejam que seus pais não brigassem tanto, em outros, Stymie menciona que seu pai não estava preso por furto. Mas entre os membros da "Gang", todos são muito fiéis entre si e ajudam-se a sair das enrascadas, nem que seja preciso partir para a violência.

Excluindo esse fator antropológico, você nota outro comportamental, ou seja, os moleques aprontam muito, são safados, são espertalhões, são trapaceiros, são larápios. Na verdade, acho que a única personagem com alguma moral no seriado era o pitbull Pete! E não poderia ser de outra forma, porque a tradução literal do nome da gangue era "OS PEQUENOS PATIFES". 


Existem relatos na internet dos desvios dos grandes astros mirins, que se tornaram delinquentes e, alguns, sofreram mortes violentas. Não sei até que ponto é verdade, não tive tempo de pesquisar, mas este site fala um pouco sobre as causas de morte dos pequenos patifes: FIND A GRAVE

Esse seriado original e muitos outros que nele se inspiraram/copiaram, eram exibidos nos cinemas e, mais tardiamente, na televisão. Os "ensinamentos" da Gang certamente refletiram no comportamento da criançada da época. Em 1994, foi produzido um filme inspirado no seriado original, mas totalmente adaptado para a moral dos anos 90, sem as grandes sacadas e patifarias da criançada dos anos 20/30. Água com açúcar. Nem vou comentar. Então, partindo do pressuposto que eles eram o modelo infantil da época, questiono: por que as gerações de espectadores infantis que se inspiraram naqueles pequenos patifes vintage não têm as deformidades culturais e morais da juventude de hoje, que só assiste desenhos politicamente corretos?



Para finalizar, os episódios da série original eram patrocinados por uma marca de cigarros, cujo nome não lembro agora, mas que aparecia logo nos créditos iniciais... E o mundo não acabou por causa disso. Menos histeria, politicamente corretos!

Nesse link, os bordões dos pequenos bastardos:

POST SPONSORED BY:


0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger