quarta-feira, 13 de julho de 2011

13/JUL - dia mundial do ROCK´N ROLL SWINDLE

Hoje é 13 de Julho, Dia Mundial do Rock.
Poderia escrever aqui o que todo mundo vai escrever por aí, mas acho mais interessante lançar uma notinha sobre como eu vi o rock fazer parte da minha vida.
Certamente, a minha principal influência para a tendência musical que hoje propago foi o filme "De Volta Para o Futuro", que assisti beirando os 10 anos de idade (o filme é de 1985, mas devo lembrar que, naquela época, um lançamento no Brasil poderia levar anos, principalmente em VHS).
Eu já conhecia e ouvia Chuck Berry através de meus pais e achei muito engraçado quando Marty Mc Fly "inventou" o rock´n roll tocando Johnny B. Goode num bailinho bem square! Então esse é o vídeo que devo postar no Dia Mundial do Rock, pois é uma cena que TODOS aqui certamente curtiram, na época ou agora para os mais novos.


Logicamente, se vamos por aqui o Marty McFly, certamente teremos que por um vídeo de um dos Grandes Pais do Rock´n Roll, Mr. Chuck Berry in person, ainda tocando rock´n roll aos 85 anos de idade! Ele mesmo, o cara que roubou a música do Marty McFly!



Mas E SE CHUCK BERRY realmente tivesse roubado os riffs de Johnny B. Goode? Você ficaria decepcionado? Bom, Chuck Berry "compôs" e passou a tocar essa música em 1955 e seu primeiro registro em vinil está no disco da Chess Records "Chuck Berry is on the Top". Ok, a letra é dele, o desenvolvimento da música também, mas um dos mais famosos solos de guitarra do pai do rock´n roll não lhe pertence. O Wikipedia não me deixa mentir sozinho: "O riff de abertura de 'Johnny B. Goode' é essencialmente uma cópia nota-a-nota do solo de abertura composta por Louis Jordan na música 'Ain't That Just Like a Woman'(1946), interpretada pelo guitarrista Carl Hogan.".


Esse registro foi lançado pela Decca em 1946, no single "Ain't That Just Like a Woman (They'll Do It Every Time)". Não tem o que questionar, pois Chuck Berry sempre se declarou admirador de Louis Jordan e, naquela época, era muito comum gravar versões de músicas de outras bandas ou mesmo, gravar exatamante a música de outras bandas por imposição das gravadoras. 

Muita gente morreu anônima, por falta de sorte ou, até mesmo, pelas próprias limitações artísticas. mas suas composições e músicas balançaram milhões de pessoas ao redor do mundo nas vozes e nas cordas dos grandes mestres do Rock´n Roll. Como dessa vida, nada de material se leva, aposto que os compositores anônimos, em algum lugar no plano espiritual, estão satisfeitos por terem feito do mundo um lugar melhor através do rock´n roll. 

Estas sementes que estão espalhadas até hoje e, vejam vocês, a CRY BABY conseguiu ganhar o Concurso Cultural em homenagem aos 85 anos desse simpático trapaceiro Chuck Berry, trazendo uma releitura da música "Johnny B. Goode" SEM os riffs roubados! Será que Chuck Berry teria conseguido sem os riffs de Louis Jordan?


Hoje é o dia do rock´n roll!!! 
Long Life to the Great Rock´n Roll Swindle!!!


0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger