quarta-feira, 4 de maio de 2011

BILL MONROE, O PAI DO BLUEGRASS

Já que nas postagens anteriores, falei do "rockgrass" do Hayseed Dixie do "folk-punk-grass" do Larry and His Flask, do outlaw country da Hellgrass, mas não falei do BLUEGRASS propriamente dito.

Bluegrass é uma forma de música popular e tradicional americana, um subgênero da country music com raízes na música tradicional das ilhas britânicas, na música rural dos negros e no jazz e blues. Este é um dos géneros musicais característicos do sul dos Estados Unidos. Utiliza-se, principalmente, de instrumentos acústicos como banjo, guitarra acústica, violão, bandolim, baixo acústico, dobro e violino. Como no jazz, os instrumentos revezam-se em solos e improvisos enquanto os outros fazem o acompanhamento - em contraste com o estilo musical anterior, onde todos os instrumentos tocavam a melodia juntos ou um instrumento levava a música enquanto os outros acompanhavam.

Vou apresentar um vídeo com uma breve história do verdadeiro pai do BLUEGRASS, Mr. Bill Monroe. Também é justo dar-lhe o título de ancestral do rock´n roll, pois do seu jeito de tocar e de seu ritmo, surgiram os ícones do rockabilly e do rock´n roll nos anos 50 e 60.


"Como cantor, compositor, bandleader, showman e instrumentista, nenhum indivíduo está tão estreitamente identificado com um estilo musical norte-americano como Bill Monroe, o Pai da Música de Bluegrass. Por mais de meio século, ele moldou o bluegrass com seu jeito forte de tocar bandolim; cantando alto, solitário; e liderando sua banda, a Blue Grass Boys. Ao fazer isso, ele deu nova vida aos velhos sons do country; deu ao bandolim um novo papel como um instrumento principal no country, pop e rock, e estabeleceu padrões para os músicos tão diversos como os Everly Brothers, Elvis Presley, George Jones e o rockstar Jerry Garcia." (Country Hall of Fame)

"Além disso, a movimentação rítmica e forte das bandas de cordas de Monroe ajudou a limpar a trilha para o rock and roll nos anos cinqüenta. Essa ligação tornou-se evidente quando uma música retrabalhada de Monroe, "Blue Moon of Kentucky", tornou-se parte da história do rock and roll como o lado B do primeiro single de Elvis Presley para a Sun Records em 1954. Carl Perkins afirmou que as primeiras palavras que Presley lhe falou foram: "Você gosta de Bill Monroe?" (Rock´n Roll Hall of Fame)



0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger