sábado, 11 de dezembro de 2010

THE JET BLACKS - SURF MUSIC BRASILEIRA

Copiei essa breve biografia dos JET BLACKS do site MEMORIAL DA FAMA um tipo de obituário online da jovem guarda, compensa dar uma xeretada! Vou deixar aqui uns dois links de download para você curtir a banda: GOLDEN HITS 60´S e TWIST, que acho uma trilha sonora essencial para pegar o carro e seguir a estrada. Importante compartilhar isso, se você, assim como eu, não acha vinis dos Jet Blacks para comprar (só tenho o compacto Twist, que ganhei quando comprei por R$ 10 uma coleção nacional de 5 discos do Bill Halley em 78 rpm.).

THE JET BLACKS: José Paulo - Gato - Alemão - Jurandir
THE JET BLACKS: Grupo paulistano, um dos pioneiros do rock instrumental no Brasil, na linha dos ingleses The Shadows, tirou seu nome de Jet black, sucesso desse grupo, e dos norte-americanos The Ventures, embora também tivesse êxito com gravações vocais. Foi um dos mais importantes e famosos conjuntos de música instrumental no Brasil dos anos 60. Formado em 1961 com o nome The Vampires, seus integrantes eram Gato (guitarra-solo e órgão), Jurandi (bateria), Orestes (guitarra-base), Ernestico (saxofone), e José Paulo (contrabaixo).

Contratados pela Chantecler, gravaram em 1962 o primeiro disco, um 78 rpm com duas regravações dos Shadows, Apache e KonTikí. O disco fez sucesso e seguiram-se os LPs Hully gully (1962) e Twist - The Jet Black's Again (1963).

Fizeram o acompanhamento instrumental em Rua Augusta de Ronnie Cord (1964), nos LPs de Deny e Dino e de Roberto Carlos (ambos 1966) e em diversas gravações de Sérgio Reis, Celly Campello e outros. Em 1965 fizeram suas primeiras gravações vocais, no LP The Jet Black's (1965), incluindo Susie-4, regravação do norte-americano Dale Hawkins, lançada também em compacto, junto com Theme for Young Lovers, outro original dos Shadows e que se tornaria o maior sucesso do grupo (curiosamente, a gravação dos Shadows é em ritmo de baião, e a do grupo brasileiro em rock-balada).

Começaram tocando em festinhas e alguns programas de rádio. Em 1962 um conhecido guitarrista, Gato, entrou na banda como guitarrista solo. Com formação de 3 anos em violão clássico, sua musicalidade mudou o som e a história dos Vampires para sempre. Gato fez algumas mudanças na banda, convidou novos músicos (profissionais) e com um repertório bem montado gravaram seu primeiro álbum totalmente instrumental, intitulado Twist em 1963. Esse disco é considerado o melhor disco de rock instrumental brasileiro e é disputado a tapas pelos colecionadores, sendo vendido por até US$100,00 quando em boas condições de conservação.

The Jet Black's tocavam em vários programas de rádio e televisão, inclusive o mais famoso da época, Jovem Guarda de 1965 a 1967. Esse programa era transmitido ao vivo para a maioria dos estados brasileiros com enorme audiência e o grupo acompanhava a maioria dos cantores que se apresentavam. Com a utilização de orquestras em algumas de suas gravações, foram precursores ao mostrar que o lirismo de violinos e outros instrumentos tradicionais poderiam se encaixar perfeitamente ao som das guitarras elétricas.

0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger