terça-feira, 16 de novembro de 2010

SOBRE SAPATOS BICOLORES...




O Sr. Pasku me avisou que chegou um sapato gangster vinho e preto que eu havia encomendado. Com isso, lembrei-me também de postar uma matéria que copiei do blog da Aline Lacroc, chamado ESTILO RETRÔ ROCKER (era esse blog que eu estava procurando quando achei o blog dando o "look rockabilly" milionário, da postagem de ontem).

É um blog totalmente girlie, fala de visual rocker feminino sob uma perspectiva histórica e moderna ao mesmo tempo. Não é um blog escrito para você, seu canalha com as mãos sujas de graxa, mas garanto que você vai adorar as imagens! Tente imprimir algumas fotos para colar na sua oficina, mas sem sujar o teclado...

A matéria que vou colar a seguir, com autorização da nossa companheira Aline Lacroc, chamou muito a minha atenção, por explicar certos lances que eu nem imaginava sobre os sapatos bicolores (embora tivesse encomendado um antes de ler essa matéria). Enjoy!

Postado por Aline Lacroc originalmente em Estilo Retrô Rock
 

Tenho verdadeira paixão por sapatos bicolores.. Mas, não é qualquer sapato bicolor que me chama atenção. Eu gosto mesmo dos estilos antigos.

Criado em 1906, os "saddle shoes" (sapatos de sela) eram sapatos característicos de praticantes de esportes como golfe, tênis, entre outros.  Já nos anos 30, começou a ser utilizado como sapato de dança, já que tinha ótima aderência ao chão, facilitando os movimentos. Seu auge foi nos anos 50, onde caiu no gosto dos jovens.



Esse sapato tem esse nome devido a faixa de cor mais escura que envolve o sapato pelo centro, semelhante à uma sela de cavalo (é o que dizem..rs).

Usado pelos jovens, se tornou uma grande referencia da cultura rockabilly (principalmente, pela facilidade de dançar e se movimentar).


Mas, este tipo de sapato também poderia ser encontrado em outras variações de cores, como o branco e preto invertido, vermelho e branco, marrom e branco, entre outros.

Os sapatos com bico preto eram os preferidos dos homens da alta sociedade, pois a cor escura ajudava a disfarçar a sujeira, que impregnava principalmente na parte da frente do sapato.

Nossa amada Chanel se aproveitou não só das roupas masculinas, como se inspirou nos sapatos bicolores masculinos para criar o sapato bicolor feminino, bastante característico de sua marca.

Na época, era normal combinar a cor do sapato com a cor da roupa, e assim, Chanel foi bastante esperta dizendo que com 4 pares de sapatos bicolores poderia cruzar o mundo. Querendo dizer que poderia combinar com qualquer roupa, em qualquer evento.




Derby acima e oxford abai

Outro sapato, também inspirado nos sapatos sela, são os tradicionais "oxfords". Na realidade, oxford é um termo usado para caracterizar a parte superior do sapato onde fica o cadarço. Quando esta parte é costurada junto ao couro do sapato, é chamada oxford. Quando é costurada acima do couro, é chamada de derby.

Atualmente relacionamos o termo "oxford" aos sapatos que estão na moda, mas este se tornou conhecido também, devido ao sapato com este tipo de costura, que é bastante utilizado pelos estudantes da universidade de Oxford.

Ok, é meio confuso.. 

Além disso, temos o termo "brogue", que é uma outra característica dos sapatos onde aparecerem pequenos furinhos ao redor da costura.
O 'brogue' é originário de um tipo de calçado utilizado antigamente na região da Irlanda, onde os furos facilitavam aos homens que entravam de sapato e tudo nas regiões alagadas. Os furos facilitavam o escoamento da água. Hoje em dia, os 'brogues' servem apenas para decorar os sapatos.

Em resumo.. eu acho lindo sapatos do tipo saddle oxford com furinhos! Preto e branco! Mas pode ter outras combinações de cores também.. e até de salto!




1 comments:

Aline Lacroc disse...

Fico muito feliz que vc tenha postado sobre os sapatos bicolores! haha.. principalmente a parte sobre o teclado sujo de graxa...rs
A Pasku tem um acervo de sapatos muito lindos mesmo.
Outra coisa, o post sobre o rock quebrando as barreiras do racismo americano, ficou muito manera!! boa mesmo!!
Abraços!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger