segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VENDO 147 - GARAGEIRA BAIANA

Dia 15 de outubro tem festerê em Piracicaba, o III PiraPsycho Surfest organizado pelo nosso amigo Neri, jecaprider de carteirinha. As bandas que se apresentarão seguem várias vertentes do rock, mas são todas marcadas pelo peso da pegada. Logo mais escrevo alguns detalhes do evento aqui, mas para adiantar, as bandas que vão tocar são: 
THE SILVER SHINE (punk-a-billy da Hungria)
THE MULLET MUNSTER MAFIA (power surf music "tinhoso" de Piracicaba)
BAD MOTORS (neo-rockabilly de Sorocaba)
VENDO 147 (???)

Pois é, Vendo 147... Quando me deparei com o nome dessa banda, lembrei-me de já ter visto em algum lugar, mas nunca dei atenção. Afinal, não queria perder tempo com uma banda cujo nome me parecia engraçadinho. Mas, what-the-hell, alguma coisa estava errada! Por que o Neri poria uma banda engraçadinha para tocar num evento dele? Esse maluco só faz show de primeira linha, com as bandas mais incriveis da cena psychobilly e surf music. Resolvi perder um tempo e ver quem eram os tais VENDO 147 - caraca, surpresa geral, os caras são bons mesmo!!! Não perdi tempo, ganhei uma lição: não julgue sem conhecer!



Trata-se de uma banda da Bahia, tocando um rock instrumental que transita entre a suavidade da surf music e o peso do thrash  com uma pegada dakele garage europeu - enfim, é algo dificil de definir (é rock! basta!). O lance mais bacana deles é que tocam clone drum, uma técnica que os Monsters, da Suíça, chegaram a fazer (ou criar, não sei), que são dois bateristas compartilhando a mesma bateria em sincronia. Eles já estão aí tocando a algum tempo, mas acho que é a primeira vez que tocam no interior de São Paulo.

Em 2009 eles já lançaram um EP pra download na internet, que está sendo compartilhado por um site que merece todo nosso respeito, o REVERB BRASIL. Como para mim é novidade, estou lançando o release dos doidões baianos e o link para download do EP.

APROVEITEM PARA COMENTAR O QUE ACHARAM DA BANDA!!!


RELEASE:

Sobre clones e baterias

Banda com duas guitarras é bem comum. Sem guitarra você já  deve ter visto. Sem baixo, eventualmente. Sem vocalista, idem. Com dois vocalistas? Claro. Mas se você, roqueiro ou não, acha que já viu de tudo nessa vida, muita calma nessa hora. Que tal...dois bateristas? Sim, dois bateristas, porque não?

Vejam bem, estamos falando de dois bateristas, e não de duas baterias. A bateria continua reinando única, soberana. A novidade é que resolveram contrariar as leis da física e inventaram que dois bateristas podem, sim, ocupar o mesmo lugar no espaço. E a mesma bateria também. Assim nasceu o “clone drum”. Na essência, a coisa é simples: um mesmo bumbo tocado por duas pessoas, uma de frente para a outra, sincronizadas, como gêmeas, clones.

Quem inventou isso? Bom, os primeiros a lançarem a moda foram os suíços do Monsters. Há quem diga que já se fez isso na Suécia também. Mas não é que uns malucos da Bahia resolveram importar a invenção? Dando nome aos bois: Glauco Neves e Dimmy "O Demolidor" Drummer, os “bateristas-clones”, Pedro Itan e Duardo Costa, nas guitarras, e Caio Parish, no baixo.

Alguns deles são velhos conhecidos do rock baiano. Glauco é ex-baterista da Vinil 69 e da Pessoas Invisíveis; Dimmy tocava no Honkers; Pedro é ex-guitarrista da Vinil 69 e do Honkers; Duardo tocou na sergipana Snooze; Caio foi baixista da Trevo Robótico. Eles formam a Vendo 147, uma banda que diz fazer música instrumental, sem pretensão e sem rótulo.

Mas, aqui pra nós, é muito fácil pôr abaixo as duas afirmações dos caras. Apesar de não querer ser rotulada, é inegável dizer, pelo menos, que a banda toca rock. Rock de verdade, como dizem alguns roqueiros velhos, órfãos, saudosistas. Rock bem tocado. Atual, mas com um leve toque de ontem. Virtuoso, sem ser chato. Rock pra quem odeia e pra quem adora rock. Pra suíços e baianos.

Outra afirmação que pode ser facilmente refutada: como uma banda é despretensiosa lançando uma novidade como essa? Ambição é o nome deles. Ousadia é o apelido. Você vai ouvir falar muito dessa banda. E vai saber de cor o seu nome completo.

Vendo 147
www.myspace.com/vendo147
www.fotolog.com/vendo147
(71) 8804-7440

0 comments:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger