AL PACINO está encarnando o produtor musical PHIL SPECTOR em uma produção para a TV HBO.
Você compra todas as coletâneas piratas de músicas Sixties em posto de gasolina e não sabe quem é Phil Spector? Que falha cultural sua! CDs originais têm encartes justamente para isso, para saber quem fez o que... Mas Mafia Rocker está aqui para ajudá-lo, ya lazy bastard...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmF86uIXUPrG5zOnoxhmQl3Pmxv4jqyFXGR5chGXE_2F4skkFdmIF8UA-kqn6MxwXCUI85bHQv6wygAJ8XCGi-caTUErnKi8ncfBp1ZoLwiwQ2eiZ1ca8TXhSWh2PjCMm7adnGB68kjCI/s320/phil-spector-1958teddy-bear.jpg)
Nascido no Bronx (assim como Al Pacino), PHIL SPECTOR teve uma carreira gloriosa como um dos grandes produtores do "rhythm and blues" e "doo wop", lançando principalmente "race music" com vocais femininos. Porém, foi engolido pela fama e hoje cumpre uma pena de 19 anos por homicídio. Começou sua carreira com a banda Teddy Bears, que alcançou grnade sucesso no Billboard com a música "To Know Him is To Love Him" (1959). Logo, se tornou produtor e montou a gravadora PHILES RECORDS, que lançou grandes masterpieces de bandas como The Ronettes, Ike e Tina Turner, The Crystals (R&B), Curtis Lee, Gene Pitney, Righteous Brothers, Ray Peterson (doo wop), além de Connie Francis, Leonard Cohen, Beatles ("Let it Be) e um dos plays que mais gosto do Ramones "End of The Century".
Como produtor musical, nos anos 60 desenvolveu a técnica de gravação conhecida como "Wall of Sound", e "criou um som denso, em camadas, e reverberantes que reproduziam bem em rádio AM e jukeboxes, populares na época. Ele criou este som por ter um número de guitarristas elétricos e acústicos para executar as mesmas partes em uníssono, acrescentando arranjos musicais para grandes grupos de músicos até o tamanho das orquestras e, em seguida, gravando o som usando uma câmara de eco." (colei do Wikipedia, pois não sou técnico de som). Curiosidade que aprendi no Wiki: o grupo musical de fundo da gravadora de Phil Spector se chamava "The Wrecking Crew".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQxRZUSvnpc6vwJv7X8ludjBuD_udBdObu3QQLW3Xwg1YkfgSw8tZQmCnnu5FOnuN2_0NAPcYEz9XzNLcWV_F7Zgqmb5VZYPfbRBU8q-RWdZiaW1qd_6diPZ8qweRQDZ_ByUXqsN5XeOM/s320/amd_specter.jpg)
Em franca decadência espiritual, em 2003, Phil Spector levou para sua mansão uma garota que havia conhecido em uma boate e, curiosamente, no dia seguinte ela apareceu morta com um tiro. O motorista de Phil Spector disse que, ao encontrar o corpo e Phil Spector ainda cambaleante com a arma nas mãos, ele disse "acho que matei alguém". Versões no julgamento apontam que a morte teria resultado de uma brincadeira da própria vítima com a arma de Spector. A tese não vingou, e Spector foi condenado a 19 nos de cadeia. O filme que está sendo produzido, além de biográfico, pretende mostrar as dúvidas decorrentes do julgamento de Phil Spector.
SONGFACTS: Phil Spector produziu as primeiras versões de duas músicas que estouraram na voz de outros cantores "Corrina, Corrina" (Ray Petterson, depois regravada por Bob Dylan) e "Shake It Up, Baby" (The Top Notes, depois renomeada "Twist And Shout" e regravada por todo mundo).
0 comments:
Postar um comentário